Sobre a RP Alternativo

A RP Alternativo é uma revista laboratório produzida pelos discentes do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A cada semestre, uma nova edição é construída por meio do planejamento editorial e projeto gráfico ensinados em sala de aula na disciplina “Produção de Revista Institucional”.

A revista existe há mais de 30 anos, criada como boletim informativo em agosto de 1993 durante a disciplina “Redação em Relações Públicas II”. Em 1997, o boletim evoluiu para a revista institucional que se mantém até a edição atual. Com uma longa trajetória, a revista tem como missão despertar a criatividade dos estudantes ao praticar a redação institucional e vivenciar todas as etapas desse tipo de criação: produção de pautas e de matérias, a revisão, a diagramação e o lançamento. Além de informar estudantes e profissionais de todo o Brasil sobre a área de Relações Públicas no mundo acadêmico e no mercado de trabalho.

A visão da revista é promover, cada vez mais, as Relações Públicas, divulgando-a como profissão atuante, e as habilidades dos graduandos que constroem essas produções aliadas aos valores de transparência, ética, autenticidade, qualidade e entretenimento.

SITE

Como forma de pôr em prática a valorização da memória organizacional e da comunicação institucional da RP Alternativo, foi desenvolvido um projeto prático voltado para o resgate, preservação e organização de todas as edições da revista, que incluiu a criação deste site.

A iniciativa foi conduzida pelas discentes Giovana Garcia, Kerienn Teles, Maria Victória Pires e Samantha Santos, sob orientação da professora Mariela Carvalho. O projeto não teve como objetivo apenas reunir esse valioso material, que até então estava quase inacessível, mas também consolidar a identidade da revista como um projeto contínuo e institucionalizado. Com a colaboração do Departamento de Comunicação Social, foi solicitada à Superintendência de Tecnologia (STI) da UFMA a criação do e-mail institucional e do site para a revista. A formalização da iniciativa junto ao Departamento, garante que a produção da revista seja reconhecida como um trabalho legítimo, único e permanente dentro da universidade.

Esse trabalho revela o cuidado com a memória acadêmica e afetiva de todos que fizeram e ainda farão parte da revista. Mais que arquivar páginas antigas, a intenção é que nossas histórias, ideias e aprendizados não se percam com o tempo, mas estejam sempre ali, disponíveis para serem lembrados, valorizados e usados como referências pelas próximas gerações de estudantes de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Afinal, conectar-se com o passado é reconhecer o valor da trajetória de todos os discentes do curso, aqueles que sonharam antes de nós e hoje nos inspiram. É, também, consolidar o presente e projetar com propósito os caminhos que moldarão os profissionais de RP.

TEXTOS DAS EDITORIAS CLÁSSICAS

Look in: Esta editoria é voltada para destacar os últimos principais eventos relacionados à área de Relações Públicas e Comunicação, como grandes congressos e eventos profissionais, além de homenagear os prêmios que pessoas egressas do curso conquistaram. Nos últimos anos, a Look In trouxe temas diferenciados do mercado de trabalho de RP que merecem atenção.

Afinal, o que é?: Sempre apresenta conceitos, palavras e termos comuns para a área das Relações Públicas que podem não ter significados explícitos ou universalmente conhecidos.

Entrevista: Traz opiniões inovadoras, especializadas e, às vezes, críticas, de profissionais de renome sobre suas próprias carreiras ou temas de interesse, para que os estudantes possam ter contato com as visões experientes de quem faz parte do mercado de trabalho.

Resumos de TCC’s: Elenca os Trabalhos de Conclusão de Curso dos discentes de Comunicação Social do semestre anterior ao lançamento da revista, como forma de valorização e preservação desses trabalhos.

Prata da Casa: Expõe a trajetória de alguma personalidade que se destacou profissionalmente durante ou após cursar Comunicação Social na UFMA. É uma forma de representatividade, a fim de que os estudantes possam se espelhar em histórias brilhantes.

Conhecendo o Mestre: Menciona diferentes informações de algum integrante do corpo docente do curso de Comunicação Social, detalhando vivências e ações que eles considerem importantes para a construção acadêmica e profissional das suas vidas.

Crônica: É um momento descontraído dos discentes, quando podem colocar reflexões mais íntimas em pauta através de comentários e opiniões sobre um assunto específico.

Resenha: Expressa pontos de vista dos redatores sobre um determinado produto artístico, como livros, filmes e séries, relacionados a área de Relações Públicas.