Capa da Edição #48

Edição #48

1º Semestre 2021

Esta edição surge da recuperação de um período conturbado, a pandemia da Covid-19. Há um destaque para a comunicação em instituições no período da pandemia; as RP Digitais e estratégias online; e estratégias de comunicação e marketing utilizadas por negócios locais. Além disso, aborda sobre os impactos da pandemia na indústria do entretenimento, e a importância da indústria criativa para a economia e saúde mental do país.

Editorias Clássicas

Entrevista

Maria Aparecida Ferrari, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), era professora associada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP) e concedeu uma entrevista à RP Alternativo sobre os resultados de suas pesquisas acerca da adaptação do docente ao ensino remoto, além de revelar o atual estado das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superiores (IES).

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de gamificação, KPI, landing page, lead, ombudsman, prosumer e princípios de Barcelona.

Look in

Conhecendo o Mestre

Jovelina Oliveira, graduada em Jornalismo pela UFMA, mestre em Comunicação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do quadro docente do Departamento de Comunicação Social, ela foi responsável por grandes conquistas do curso, como criação da habilitação de Radialismo (atual Audiovisual) e da hemeroteca.
José Arnold Serra da Costa Filho, graduado em Jornalismo e Direito pela UFMA, relata sua jornada como professor e como radialista, iniciada desde criança.

Prata da Casa

Rhaysa Cutrim, graduada em Relações Públicas pela UFMA e empresária no ramo de vestuário, concedeu uma entrevista sobre sua carreira de empresária e o impacto de suas habilidades em Relações Públicas.

Resumos de TCCs (2024.2)

A Contribuição das Relações Públicas utilizando a comunicação integrada de marketing (CIM): um estudo sobre a Doubleshop - Por Mayra Berredo Matos / Thamires Everton da Silva

Os eventos como estratégia de comunicação dirigida: manual de Cerimonial e Eventos para o Ministério Público do Maranhão - Por Sanndila Driele Torres Brito

Marias, elas não vão com as outras: uma análise da narrativa transmídia da websérie no contexto da TV Social - Por Carla Rayane de Maria Silva e Silva

Campanha de sensibilização e prevenção ao trabalho escravo contemporâneo na baixada maranhense: ‘Trabalho certo: mesmo na precisão, não caia na escravidão’ - Rosana de Oliveira Pires

O Papel da Mulher no Jornalismo Esportivo: uma análise do manifesto “Deixa Ela Trabalhar” - Jaciléia Sa Fonseca

Jornalismo imersivo: análise das narrativas audiovisuais imersivas contidas nas plataformas digitais G1, El País e Youtube VR - Por Jean Michel Lisboa Rodrigues

O que é Pedrinhas: Retrato e memória de um povo - Joyce Layanne do Nascimento Nunes

A Comunicação como Ferramenta no Combate à Violência Contra a Mulher: análise do perfil ‘Fala, Mermã: Mulheres apoiando mulheres’ - Por Juliana Castelo Lima

Cartilha do fotojornalismo no caderno policial maranhense: do impresso ao digital - Por Klicya Irlanna dos Santos Nogueira

A Invisibilidade dos/as jornalistas negros/as na bancada do telejornal maranhense: um estudo sobre o JMTV 2ª Edição da TV Mirante nos anos de 2018 a 2020 - Por Luis Felix de Barros Vieira Rocha

Acessibilidade na TV: um estudo sobre a Norma Complementar 01/2006 do Ministério das Comunicações e as razões da sua não implantação nas emissoras Mirante, Difusora e Cidade em São Luís/MA - Por Samia Cristina Martins Silva

Expediente

Professora

Prof. Dr. Esnel José Fagundes

Editora-chefe

Izaque Jhonson Costa Botelho

Redação

Aline Froz Oliveira Coimbra
Ana Luiza Domingues Galves
Andressa de Moura Menezes Cunha
Debora de Jesus Sousa Varela
Ester Martins de Araujo
Francisco Vinicius de Lima Menezes
Giovana Teresa Pinto Martins
Giovanna Gabriele Oliveira Sá
Hugo Henrique de Souza Rayol
Ianne Brenda de Oliveira Pacheco
Izaque Jhonson Costa Botelho
Jadna Prado Ramos Marinho
Leticia Evelyn Monteiro de Oliveira
Maria Clara Abdalla da Silva Paes
Micah Ribeiro Santos Aguiar
Sara Barros Oliveira

Diagramação

Brenna Santos Freire

Revisão

Aline Froz Oliveira Coimbra
Debora de Jesus Sousa Varela
Ester Martins de Araujo
Jadna Prado Ramos Marinho

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores