Capa da Edição #52

Edição #52

Julho de 2025

A edição 52 alia memória institucional e comunicação aproximativa, além de comemorar o resgate de todas as edições da revista para o acervo deste site. Os elementos do design trazem referências nostálgicas desses últimos 32 anos de RP Alternativo. A matéria de capa tem ênfase nas estratégias do uso da memória para proporcionar momentos e criar diferentes tipos de conexões entre as organizações e os seus públicos. A editoria Play RP aborda o uso do passado e presente da música brasileira e da mistura de gêneros nos álbuns atuais, além de trazer uma playlist pensada por nós para escutar durante a leitura. Como Prata da Casa, temos a Brenna Freire, criadora da BW Assessoria, com perspectivas sobre a área de Cerimonial e Protocolo. A professora Gisela Santos participa da editoria Conhecendo o Mestre relembrando sua trajetória em sala de aula. Outros temas como Big Brother Brasil, The Office, teledramaturgia e Relações Públicas no Esporte compõem a revista. Além disso, há homenagens realizadas para a professora Zenir Pontes no conteúdo das matérias, das redes sociais e do lançamento dessa brilhante edição.

Editorias Clássicas

Entrevista

Jones Machado, Relações Públicas e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) reúne estudos sobre risco, crise e comunicação organizacional no Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) com a proposta de mapear e monitorar situações de risco e crise no campo da comunicação. Durante a entrevista, Jones fala sobre a criação do Observatório, os trabalhos e materiais desenvolvidos pelo projeto, além de apontar os principais erros cometidos por organizações ao lidar com uma crise comunicacional.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de Comunicação de risco, continuidade do negócio, autoria de mídia, evento crítico, gerenciamento de assuntos críticos, hora de ouro (golden hour), matriz de risco, mensagem-chave, paracrise e permacrise.

Look in

Traz destaques sobre o 48° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025), o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (ComPública), a XIX Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC) e sobre os estudantes da UFMA premiados durante etapa nordeste da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) e irão disputar a premiação nacional no Intercom. As alunas Giovanna Oliveira, Kawanny Ribeiro e Maria Eduarda Ferreira - que também fazem parte da equipe desta edição da revista RP Alternativo - conquistaram o primeiro lugar na categoria “Produto de Comunicação Institucional”. A outra equipe venceu a categoria “Programa laboratorial de áudio” com o trabalho “Momento Olímpico - A série”, sob a orientação do professor Saylon Sousa. O produto foi feito pelos alunos Letícia da Silva, Dayse Martins, Guilherme Santana, Kelton Golden, Marcelo Reis, Raphael Fontoura, Ricardo Neves, Yasmin Borges e Wesly Lima.

Conhecendo o Mestre

A professora Gisela Santos compartilha seus projetos, incluindo o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), o qual constrói por meio da parceria com o INCRA e o MST, para oferecer ensino superior a jovens de assentamentos, acampamentos e comunidades quilombolas do Norte e Nordeste. Gisa também fala sobre o uso da inteligência artificial em RP e conversa com os futuros profissionais: “Eu gosto de mexer com a curiosidade de vocês. Acho que o professor tem esse papel: instigar, fazer pensar e provocar”, afirmou a professora.

Prata da Casa

Brenna Freire é a criadora da BW Assessoria, empresa que reúne as iniciais do seu nome e do seu esposo, William, e que transmite afeto, parceria, organização e experiência em cada estratégia de cerimonial pensada. Durante muito tempo, Brenna não via a área de Cerimonial e Protocolo como o lugar ideal para trabalhar, até que passou por uma vivência que a fez perceber o quanto é possível transformar vidas ajudando a tornar momentos mais significativos.

Resumos de TCCs (2024.2)

Do feed ao voto: o uso do TikTok como estratégia de marketing político do prefeito João Campos - Por Soraia Ferreira dos Santos

Os influenciadores internos nas estratégias de comunicação corporativa: análise sobre o uso de vídeos no TikTok nas empresas Cimed, Nestlé e Granado - Por Biane Bastos Barros

A humanização da marca e sua influência na prática de consumo: análise da estratégia utilizada no aniversário do Magazine Luiza em setembro de 2023 - Por Graziela Amaral

Diferenciação de marca no Instagram: uma análise comparativa da personalidade e da autenticidade de duas marcas maranhenses de refrigerante “rosa” - Por Tharcila Roberta S. Cruz

Música e internet: estratégias de comunicação digital para consumo musical - Por Lorena Nayelle Lima

Comunicação e marketing na feira livre: estudo de caso da feira da Cohab em São Luís-MA - Por Raimundo Rebouças

Uma receita de sucesso: análise das estratégias de personal branding da influenciadora Raíza Costa no Instagram - Por Samuel Azevedo

Relações públicas e lobby: discussão sobre o conteúdo do Projeto de Lei nº 1202 de 2007 para a prática das Relações Públicas - Por Lívia Yanca Pereira

Tendências na produção de conhecimento sobre Relações Públicas internacionais: análise bibliométrica sobre artigos científicos contidos na Scopus - Por Alana Pimenta Silva

Identidade e pertencimento comunitário: percepção das atividades de Relações Públicas desenvolvidas pelo Coletivo Mulheres Negras da Periferia de São Luís - Por Micah Aguiar

Da resposta histórica à representatividade: campanhas institucionais do Clube de Regatas Vasco da Gama por respeito, igualdade e diversidade no futebol brasileiro - Por Nina Ferreira

Place branding: processos comunicacionais que o viabilizam no evento Feirinha de São Luís - Por Caio de Oliveira Valois

Expediente

Professora

Mariela Costa Carvalho

Editora-chefe

Samantha Santos

Redação

Alana Rafaele
Beatriz Silva
Bianca Cantanhede
Ellen Freitas
Giovana Garcia
Giovanna Oliveira
João Pedro Mendes
Kawanny Gomes
Kerienn Teles
Lorena Nayelle
Lucília Torres
Maria Eduarda Conceição
Maria Victória Sousa
Rafaelle Mendonça
Safira Bandeira
Samantha Santos
Suzana Naome
Thisciane Alves
Verônica Vieira
Victória de Moraes
Wilker Ribamar

Diagramação

Giovanna Oliveira
Kawanny Gomes
Samantha Santos
Suzana Naome

Revisão

Alana Rafaele
Giovana Garcia
Kerienn Teles
Lorena Nayelle
Lucília Torres
Maria Eduarda Conceição
Thisciane Alves

Fotografia

Maria Victória Sousa
Rafaelle Mendonça
Samantha Santos

Comissão do Site

Giovana Garcia
Kerienn Teles
Maria Victória Sousa
Samantha Santos

Colaboradores

Jordan Barros