Edição #51
2º Semestre 2024
A edição 51 coloca em pauta como a Inteligência Artificial age na Comunicação Organizacional e como isso vem se desenvolvendo. A capa, inclusive, remete ao tema. Há uma homenagem póstuma ao professor Junerlei Dias, que lecionou por mais de 30 anos. Um ponto importante desta edição é a criação da editoria PlayRP, a qual reúne lançamentos que impactaram o cenário musical e uma playlist especial para escutar enquanto lê as matérias.
Editorias Clássicas
Entrevista
Amanda Mota, nesta entrevista, mostra como é possível encontrar um espaço autêntico no mercado de comunicação mesmo sendo uma pessoa introvertida, indo contra os estereótipos criados para os profissionais de comunicação. O seu instagram, @rp.introvertida, é um acervo das suas ideias.
Afinal, o que é?
Apresenta os conceitos de deadline, marketing de influência, posicionamento de marca, target audience, expertise, delay, mapeamento de públicos.
Look in
Traz destaques sobre o MMA Impact Brasil 2025, o Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRAPCORP) 2025, o Intercom Norte e Nordeste e o Multisom 2025.
Conhecendo o Mestre
Maria do Carmo Prazeres conta detalhes sobre a sua vida profissional e revela que os momentos mais marcantes da sua trajetória são as colações de grau, ao ver seus alunos se formando, além dos encontros com esses alunos no mercado, como colegas de trabalho, exemplificando o quanto esse trabalho de docência pode ser gratificante.
Prata da Casa
Lucas Tomaz fala sobre a importância de aproveitar a universidade ao máximo, cursos de idiomas, projetos de extensão, grupos de pesquisa… sempre acreditando que a carreira começa ainda no mundo acadêmico. Lucas representou o estado do Maranhão no desafio “Vale na Universidade”, no Rio de Janeiro, desenvolvendo um projeto para a Vale S.A.
Resumos de TCCs (2024.2)
O uso de jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: um levantamento bibliométrico sobre in-game advertising - Por Adney Danielo Cantanhede
Estratégias de marketing de experiência: estudo das práticas adotadas pelo Itália Wine Bar na península da Ponta d'Areia, em São Luís - MA - Por Ana Beatriz Coêlho do Nascimento
Interação do clube de Regatas do Flamengo com os torcedores no Instagram: análise do uso da Hastag #MantosBrabos durante o campeonato Carioca 2024 - Por Anne Caroline de Sousa Santos
Construção de marca no mundo digital: Análise Semiótica da Dove no Instagram - Por Ester Ramos Cardoso Costa
A construção da imagem de marca na moda: Reflexões sobre o desfile The Café Society Collection a partir da semiótica - Por Ianne Brenda de Oliveira Pacheco
Projeto Experimental em Relações Públicas: Proposta de Protocolo de Gerenciamento da Comunicação Dirigida Aproximativa para uso nas ações para a cidadania do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão - Por Maria Mariana Silva e Mateus Silva
Expediente
Professora
Profa. Dra. Mariela Costa carvalho
Editora-chefe
Roberta Silva
Redação
Emanuelle de Morais
Emily Sá
Kaylan Mendes
Malu Gonçalves
Roberta Silva
Diagramação
Revisão
Malu Gonçalves
Roberta Silva
Fotografia
Comissão do Site
Colaboradores