Capa da Edição #45

Edição #45

1º Semestre 2019

A edição traz como tema central a versatilidade do profissional de Relações Públicas, além de matérias sobre as Atléticas Universitárias; um olhar diferenciado para a Comunicação Inclusiva; os Grupos de Pesquisa do Departamento de Comunicação Social (UFMA) e curiosidades sobre a Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI - UFMA).

Editorias Clássicas

Entrevista

Cicilia Peruzzo, um destaque nas Relações Públicas do Brasil, concedeu uma entrevista sobre a postura versátil do profissional de RP e o que se espera dele a partir do atual cenário das Relações Públicas, tanto no mercado, como na academia.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de Customer Experience, Cibridismo, Comunicação Omnichannel, Neuromarketing e Inbound PR.

Look in

Traz destaques sobre o 42° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, sediado no Pará; a realização do RD Summit, sediado em Florianópolis; e a 4° Conferência Internacional sobre Comunicação e Estudos de Mídia, sediado na Alemanha.

Conhecendo o Mestre

Jane Maciel, formada em Relações Públicas pela UFMA, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é membro-fundadora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI/IF-MA). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social, concedeu uma entrevista sobre sua trajetória acadêmica e profissional.
Márcio Carneiro, jornalista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), possui um MBA em Marketing pela ISAN-FG-V-Rio, mmestrado em Comunicação na Anhembi Morumbi em São Paulo, doutorado no programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, e realizou pós doutorado pelo Programa Nacional de Pós Doutorado da Capes na UNB. Com uma jornada recheada de experiências, ele retoma um pouco em uma entrevista a RP Alternativo.

Prata da Casa

Rayssa Gonçalves Mendes Freire, formada em Relações Públicas pela UFMA, atuava na época como Relações Públicas do Serviço Social do Comércio do Estado do Maranhão (SESC-MA) e concedeu uma entrevista sobre seu interesse pela profissão e sua jornada acadêmica.
Débora Andréa Souza, formada em Relações Públicas, pós-graduanda em Assessoria de Comunicação pela Faculdade Estácio de Sá e, na época, trabalhava no setor de comunicação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atuando principalmente na parte de gerenciamento das mídias sociais e produção de materiais institucionais.

Resumos de TCCs (2024.2)

As estratégias de comunicação digital do programa de ecoponotos: Análise sobre o uso do Facebook como fator de engajamento - Por Daniel Augusto da Silva Santos; Orientadora: Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa

“Saindo do ármario”: um estudo de caso sobre a inserção da diversidade LGBT+ nas estratégias de comunicação do Magazine Luiza em redes sociais virtuais no período de 2015 a 2018 - Por Adriana Moraes Pereira; Orientador: Marcelo Pereira da Silva

Práticas de lugarização e comunicação: o evento “Samba na fonte” sob a ótica das Relações Públicas - Por Clariana Wolff Ribeiro Bezerra; Orientadora: Maria do Carmo Prazeres Silva

Comunicação colaborativa e engajamento individual voluntário: uma estratégia de relações públicas voltada ao projeto “Jovem Guardião” - Por Beatriz Abrantes Lopes Sousa; Orientadora: Luciana Saraiva de Oliveira Jeronimo

O mercado editorial brasileiro e sua inserção no mundo digital: Uma análise sobre o potencial dos influenciadores digitais na promoção da série "Corte de Espinhos e Rosas" da editora Galera Record - Por Kleomarlisson da Silva de Souza; Orientadora: Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa

A dança como processo de comunicação: um estudo de recepção da XI Semana Maranhense de Dança - Por Dante da Silva Assunção; Orientadora: Leticia Conceição Martins Cardoso

As contribuições do neuromarketing para as Relações Públicas - Por Jessika Suelly Magalhães de Farias; Orientadora: Éllida Neiva Guedes

A que serve a página da prefeitura de São Luís no Facebook? Uma análise sobre estratégias de visibilidade governamental e de interação governo-cidadão - Por Tamires Cristina Pestana Cadete; Orientadora: Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo

O Guaraná Jesus na rede social digital Instagram: uma análise de conteúdo da interatividade entre marca e usuários-mídia - Por Laurilene Rego de Oliveira; Orientador: Marcelo Pereira da Silva

Expediente

Professora

Prof. Dr. Esnél José Fagundes

Editora-chefe

Lucas Nunes

Redação

Ana Oliveira
Anna Nunes
Hariadnna Martins
Jainara Coelho
Jannifer Silva
Luany Pestana
Lucas Nunes
Maria Cristina Torres
Paula Oliveira
Thiago Diniz
Yanne Sousa

Diagramação

Anna Nunes
Jannifer Silva
Paula Oliveira

Revisão

Sâmia Martins
Profª. Mª. Luiziane Saraiva
Profª. Dr.ª Jovelina Reis

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores