Edição #38
2º Semestre 2011
A edição tem como tema central as Políticas de Comunicação. Entre os destaques, estão as estratégias desenvolvidas pela Rádio Universidade FM, que comemorou 25 anos pautando-se por uma comunicação integrada e democrática. A revista também aborda os relacionamentos entre organizações e seus públicos, ampliando a reflexão sobre as políticas de comunicação
Editorias Clássicas
Entrevista
Márcio Simeone, professor e autor do livro Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária, fala sobre os desafios e o perfil profissional necessário para a comunicação voltada à mobilização social.
Afinal, o que é?
Apresenta os conceitos de endomarketing, benchmarking e focus group.
Look in
Traz destaques sobre o Intercom Nacional 2012, o 62º Congresso da Associação Internacional de Comunicação (ICA) e o III Congresso Internacional da Associação Espanhola de Investigação em Comunicação.
Conhecendo o Mestre
Márcio Monteiro Costa: Graduado em Rádio e TV pela UFMA (2006) e mestre em Comunicação pela UFPE. É professor do curso de Rádio e TV do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Tem interesse científico nas relações entre Comunicação, Música e Novas Tecnologias, com publicações sobre comunicação digital, propriedade intelectual e direito autoral.
Joanita Mota de Ataide: Doutora e Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atuou como Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, com experiência em ensino, pesquisa e orientação na linha Jornalismo e Linguagem. Desenvolveu pesquisa sobre discurso telejornalístico, liderou grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e integrou o Conselho Consultivo da revista Caligrama.
Prata da Casa
Melissa Moreira Rabêlo, formada no ano 2000 em Relações Públicas e Mestre em Políticas Públicas pela UFMA, no período estava fazendo doutorado em Políticas Públicas e aceitou a oportunidade de lecionar na UFMA. Atualmente, ele integra o quadro de professores do departamento de Comunicação Social, habilitação de Relações Públicas da UFMA.
Resumos de TCCs (2024.2)
Mídia e poder: democracia e atuação dos grupos políticos no estado do Maranhão – Por Glaucione Pereira Pedrozo
O sensacionalismo nos telejornais brasileiros: a notícia como espetáculo – Por Diego Patrick Ramos Oliveira
Liberdade de imprensa na internet: regulamentação do jornalismo nos blogs maranhenses de política – Por Maiara Rose Cunha Bentiví
(Re) Criando vínculo: análise dos veículos de comunicação interna do curso de Comunicação Social da UFMA e proposta de plano de ações – Por Caroline Lima Veloso
Olhares sobre as caixeiras: uma análise de registros fotográficos sobre os rituais das caixeiras no Maranhão – Por Beatriz Deruiz Pinto Melo
O profissional de Relações Públicas no desenvolvimento das ações de responsabilidade empresarial – Por Bruna Doralice Ferreira de Oliveira
Planejamento estratégico para as mídias sociais: o uso das novas mídias como ferramenta das Relações Públicas – Por Nayara Shelly Gama de Paiva
A manutenção da imagem organizacional por meio do instrumento de Relações Públicas: eventos – Por Gustavo Lima Guimarães Silva
A divulgação da música maranhense na grade de programação das rádios FM em São Luís – Por Guilhermina Alves Rocha Neta
Convergência entre as velhas e novas mídias: um estudo de caso sobre o programa de rádio Web na cidade universitária – Por Bruna Rafaella Almeida da Costa
Expediente
Professora
Esnél José Fagundes
Editora-chefe
Carliane Martins
Redação
Fernando Alves da Silva
Geovane Henrique Farias Reis
Nathália Rodrigues Rocha
Tamires de Jesus Morais
Tatiana Susa Nascimento
Diagramação
Revisão
Fotografia
Comissão do Site
Colaboradores