Capa da Edição #38

Edição #38

2º Semestre 2011

A edição tem como tema central as Políticas de Comunicação. Entre os destaques, estão as estratégias desenvolvidas pela Rádio Universidade FM, que comemorou 25 anos pautando-se por uma comunicação integrada e democrática. A revista também aborda os relacionamentos entre organizações e seus públicos, ampliando a reflexão sobre as políticas de comunicação

Editorias Clássicas

Entrevista

Márcio Simeone, professor e autor do livro Comunicação e mobilização social na prática de polícia comunitária, fala sobre os desafios e o perfil profissional necessário para a comunicação voltada à mobilização social.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de endomarketing, benchmarking e focus group.

Look in

Traz destaques sobre o Intercom Nacional 2012, o 62º Congresso da Associação Internacional de Comunicação (ICA) e o III Congresso Internacional da Associação Espanhola de Investigação em Comunicação.

Conhecendo o Mestre

Márcio Monteiro Costa: Graduado em Rádio e TV pela UFMA (2006) e mestre em Comunicação pela UFPE. É professor do curso de Rádio e TV do Departamento de Comunicação Social da UFMA. Tem interesse científico nas relações entre Comunicação, Música e Novas Tecnologias, com publicações sobre comunicação digital, propriedade intelectual e direito autoral.
Joanita Mota de Ataide: Doutora e Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atuou como Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, com experiência em ensino, pesquisa e orientação na linha Jornalismo e Linguagem. Desenvolveu pesquisa sobre discurso telejornalístico, liderou grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e integrou o Conselho Consultivo da revista Caligrama.

Prata da Casa

Melissa Moreira Rabêlo, formada no ano 2000 em Relações Públicas e Mestre em Políticas Públicas pela UFMA, no período estava fazendo doutorado em Políticas Públicas e aceitou a oportunidade de lecionar na UFMA. Atualmente, ele integra o quadro de professores do departamento de Comunicação Social, habilitação de Relações Públicas da UFMA.

Resumos de TCCs (2024.2)

Mídia e poder: democracia e atuação dos grupos políticos no estado do Maranhão – Por Glaucione Pereira Pedrozo

O sensacionalismo nos telejornais brasileiros: a notícia como espetáculo – Por Diego Patrick Ramos Oliveira

Liberdade de imprensa na internet: regulamentação do jornalismo nos blogs maranhenses de política – Por Maiara Rose Cunha Bentiví

(Re) Criando vínculo: análise dos veículos de comunicação interna do curso de Comunicação Social da UFMA e proposta de plano de ações – Por Caroline Lima Veloso

Olhares sobre as caixeiras: uma análise de registros fotográficos sobre os rituais das caixeiras no Maranhão – Por Beatriz Deruiz Pinto Melo

O profissional de Relações Públicas no desenvolvimento das ações de responsabilidade empresarial – Por Bruna Doralice Ferreira de Oliveira

Planejamento estratégico para as mídias sociais: o uso das novas mídias como ferramenta das Relações Públicas – Por Nayara Shelly Gama de Paiva

A manutenção da imagem organizacional por meio do instrumento de Relações Públicas: eventos – Por Gustavo Lima Guimarães Silva

A divulgação da música maranhense na grade de programação das rádios FM em São Luís – Por Guilhermina Alves Rocha Neta

Convergência entre as velhas e novas mídias: um estudo de caso sobre o programa de rádio Web na cidade universitária – Por Bruna Rafaella Almeida da Costa

Expediente

Professora

Esnél José Fagundes

Editora-chefe

Carliane Martins

Redação

Carliane Silva Martins
Fernando Alves da Silva
Geovane Henrique Farias Reis
Nathália Rodrigues Rocha
Tamires de Jesus Morais
Tatiana Susa Nascimento

Diagramação

Antônio Monroe Jr.

Revisão

Prof. Dr. Carlos Agostinho Macedo Couto

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores