Edição #34
2º Semestre 2009
No período de produção da edição 34, era muito comum que a profissão de Relações Públicas fosse conhecida pelos futuros profissionais através de testes vocacionais. A edição põe em pauta o desconhecimento da profissão por grande parte da sociedade e, diante disso, a importância de lutar e valorizar a área de RP. Além disso, a revista expõe o relacionamento das marcas com seus públicos sob o conceito de lovemarks, o papel dos profissionais enquanto historiadores e a comemoração dos 40 anos do curso de Comunicação Social da UFMA.
Editorias Clássicas
Entrevista
O renomado Fábio França, autor das principais classificações de Relações Públicas, é mestre e doutor em ciências da comunicação, além de bacharel em filosofia, psicologia e teologia. França concedeu, uma entrevista sobre as novas tecnologias dentro da gestão de marcas, enfatizando a importância de trabalhar identidade, conceito e reputação.
Afinal, o que é?
Apresenta os conceitos de outtake e centimetragem.
Look in
Traz destaques sobre o IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (ABRACORP) e o XXVII Congresso Interamericano de Relações Públicas.
Conhecendo o Mestre
Prata da Casa
Franklin de Sousa Torres, analista de Comunicação da Vale, fala sobre os desafios de entrar no mercado de trabalho pós universidade, quando parece que o cronômetro é zerado e você aprende tudo desde o início. Ele foi estagiário da empresa e ascendeu efetivamente para o quadro de funcionários, demonstrando foco, inovação e visão ampla durante a realização das suas atividades.
Resumos de TCCs (2024.2)
Comunicação interna e BSC: A incompatibilidade dessa relação - Por Amanda Lea Soares Barbosa
Os jogos escolares maranhenses: Uma estratégia de Relações Públicas para a Secretaria de Estado e Juventude do Maranhão - Por Ana Carolina Silva Sardinha
As marcas como ferramentas de fidelização: Um estudo sobre Lovemarks - Por Tacyana de Jesus Saraiva
Produção simbólica, construção de imagem e reputação da Valer - Educação Vale - Por Fernando Augusto do Nascimento de Castro
Produção de circulação de informações de moda a partir de cadernos de tendências - Por Nayara Chaves Ferreira
A disseminação da imagem institucional por meio da aplicação dos princípios da responsabilidade social empresarial; Os programas de voluntariado A Alumar! Bravo! E Bravo! Brasil - Por Rosyanne Palácio de Araújo Queiroz
Estratégias de gestão ambiental e a comunicação de risco: uma análise da aplicação pelas empresas no Brasil - Por Luana Amum Barbosa Vieira
O Relações Públicas como agente na promoção pelo bem estar animal: Uma campanha educativa contra maus tratos e abandono de cães e gatos no campus do Bacanga da Universidade Federal Do Maranhão - Por Cândida Angélica Maciel Santos Conceição
Relações Públicas para bibliotecas: Um estudo sobre a prática da profissão no âmbito das bibliotecas contemporâneas - A biblioteca Rosa Castro nesse contexto - Por Cíntia Barroso Ribeiro
Educação à distância e Relações Públicas: uma proposta de planejamento de disciplina à distância - Por Luciana Machado Carvalho
Comunicação e saúde: Campanha de prevenção e combate à Esquistossomose - Por Geraldo Mendes de Oliveira Costa Neto
O uso dos blogs corporativos para a gestão de reputação da rede - Por Tainara Mendes de Oliveira
O caso das sandálias Havaianas: Influência da evolução da marca sobre o público ludovicense - Por Victor da Silva Barros
Relações Públicas e marketing no futebol: mudanças no relacionamento com o torcedor - Por Luana Cristina Sousa Santos
Expediente
Professora
Esnél José Fagundes
Editora-chefe
Redação
Aline Mariane
Ana Célia
André Sousa
Bianca Andrés
Camila Caroline
Carlos Reis
Dâmans Varão
Gersony Ramos
Juliana Barros
Nathana Valle Porto
Rayssa Mendes
Roberta Marques
Roseane de Oliveira
Rosemeri Barros
Talyanne Batalha
Diagramação
Caio Andrade
Revisão
Terezinha Botão
Fotografia
Comissão do Site
Colaboradores