Capa da Edição #33

Edição #33

1º Semestre 2009

Nesta edição, o professor Pablo Monteiro se despede da coordenação da revista, a qual atuou por dois semestres. A edição começa a trazer visões sobre gestão de mídias digitais, as Ecorrelações, como organizar eventos, além do Dossiê sobre a Crise alertando sobre o papel estratégico das Relações Públicas. A edição leva o olhar para as Relações Públicas de cunho social, área não tão explorada até então.

Editorias Clássicas

Entrevista

Andreia Barbosa, especialista em Jornalismo Cultural e graduada em Relações Públicas pela UFMA, proporciona a rica entrevista sobre sua atuação em projetos sociais e culturais, incluindo a proteção da criança e do adolescente. Mais tarde, Andreia produziu sua dissertação sobre tal área.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de follow-up, comércio justo, FANZINE e GRI.

Look in

Traz destaques sobre o Intercom 2009; sobre o 1° Congresso Internacional de Relações Públicas e Comunicação; e sobre o KM Brasil 2009, o Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento.

Conhecendo o Mestre

Prata da Casa

Camila Chaves traz um amplo conhecimento sobre sua experiência com lutas populares e revoluções sociais, as quais chamam sua atenção desde criança. Camila diz que não se considera utópica, mas sim sonhadora.

Resumos de TCCs (2024.2)

Relações Públicas

O website como coadjuvante na construção da imagem organizacional: Pesquisa de opinião pública sobre o website da Faculdade Santa Terezinha (CEST) com enfoque em diversos aspectos do website relevantes para a construção de uma imagem organizacional favorável - Por Linara Fernanda Rodrigues do Nascimento

Pesquisa de opinião como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do I.C.E. - Por Conceição de Maria Castelo Branco de Oliveira

Pesquisa qualitativa, com ênfase nos grupos de discussão, como instrumento de trabalho das Relações Públicas - Por Aline dos Santos Mendes

O interrelacionamento entre comunicação interna e mudança organizacional: O Caso da Vale - Por Clarissa Queiroz Soares

Jornalismo

Hugo Chavez e a visita ao Maranhão: enquadramentos midiáticos - Por Maycko Pereira

Mídia, direito e poder: a legislação da radiodifusão e a reprodução do oligopólio da mídia do Brasil - Por José de Ribamar Ferreira Júnior

Sistema difusora de comunicação: elementos para análise da trajetória das emissoras do grupo - Por Rafaela Vieira Vidigal

TV Educativa no Maranhão: história, usos e abusos de uma televisão forjada - Por Kássia do Carmo Brito da Silva

O blog como gênero jornalístico e mecanismo de democratização da informação - Por Thiago Basto Morais Rêgo da Silva

Jornalismo e meio ambiente em pauta: análise de cobertura jornalística dos jornais O Estado do Maranhão e O Imparcial sobre o meio ambiente - Por Stéphanie Hellen Silva Coutinho Jornal

Comparação dos elementos do jornalismo de revista nas publicações da Associação Comercial do Maranhão - Por Stéphanie Lais Silva Félix Dias Sá

Cobertura móvel e acessível: transformações nas tecnologias da comunicação e da informação - Por Ariana de Melo Costa Silva

Rádio e TV

A nova era do Rádio: O Rádio na era da internet - Por Gilberto de Jesus Campos Filho

A desconstrução dos formatos na televisão brasileira: em busca de uma TV de qualidade - Por Polyana Amorim

Expediente

Professora

Pablo Ricardo Monteiro Dias

Editora-chefe

Redação

Alinne Meireles
Bruna Oliveira
Ana Carolina Fontes
Aniele Alves
Carol Veloso
Dayanne Oliveira
Glênia Fernandes
Keity Martins
Nayara Paiva
Raíssa Leite
Rusiane Brito
Samira Lopes
Sonnt Bezerra
Suellen Martins
Wesley Veras

Diagramação

Caio Andrade

Revisão

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores