Capa da Edição #26

Edição #26

2º Semestre 2005

Nesta edição, o editorial traz um diálogo sobre o digital, comunicação organizacional, comunicação visual, autorias de comunicação e muito mais. Um destaque importante é a matéria “São Luís: Tradição & Modernidade", que conta um pouco a história, cultura e tradição da ilha.

Editorias Clássicas

Entrevista

Gisela Santos Sousa, na época professora de Comunicação Social da UFMA, da Faculdade São Luís e do CEUMA, falou sobre sua pesquisa em cibercultura, imagem institucional e comércio eletrônico no ambiente digital.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de benchmarking, cultura organizacional, fidelização de clientes e reengenharia.

Look in

Traz destaques sobre os principais eventos de comunicação que ocorreram na cidade naquele ano: o I Encontro Norte - Nordeste de Comunicação, o II Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão e o II Encontro de Histórias e Mídias do Maranhão.

Conhecendo o Mestre

Prata da Casa

Emerson Marinho, um estudante exemplar de Comunicação Social que desenvolveu o “Projeto Comunicar Independente”, com o objetivo de tornar a comunicação mais acessível, pautada pela independência partidária e ideológica.

Resumos de TCCs (2024.2)

Um promotor de justiça em sua comunidade: O Ministério Público do Maranhão promovendo responsabilidade social e a contribuição da coordenação de Comunicação - Por Claudia Maria Lima da Silva.

Proposta de manual do estudante de comunicação para a coordenadoria do curso de Comunicação Social - Por Tatiane Cristine Caldas Santos.

A prática da cidadania a partir da relação comunicação e educação: o caso C.D.I. - Por Rosa Amélia Cardoso Lima.

O papel estratégico das Relações Públicas no planejamento da comunicação mercadológica e institucional nas organizações - Por Lourdiane dos Santos Sousa.

As Relações Públicas na mobilização do terceiro setor: atuação e importância - Por Ana Paula Caminha Fernandes.

Tiras em quadrinhos: uma visão - Por Gilson César Nascimento Coelho.

Comunicação dirigida na justiça do trabalho do Maranhão: Confecção de um manual de normas e procedimentos para a Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região - Por Susanne Martins Souza.

A importância do planejamento de Relações Públicas como ferramenta de gestão da comunicação no terceiro setor: Plano de Relações Públicas para Tapete Criações Cênicas - Por Priscilla Lobo de Araújo.

Cibernética e metalinguagem: ferramentas básicas na busca da linguagem universal - Por Flávio Pereira da Silva Filho.

Jornal do Sinpol: elaboração de um informativo mensal (house organ) para o sindicato dos policiais civis e funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (Sinpol) - Por Gláucio de Sousa Ericeira.

Jornalismo no suporte on-line - Por Mayanna Estevanim.

Band News modelo de jornalismo online: Análise de estrutura jornalística de um canal especializado em notícia 24 horas - Por Karla Cristina Feno Freire.

Jornalismo cultural no Maranhão: uma análise dos cadernos Alternativo e Ímpar - Por Cássia Valente Viana Arouche.

Agricultura e TV: Qual o espaço reservado nos telejornais maranhenses para o setor que sustenta o Estado? - Por Janaina Bordalo Barros Nazaré.

Comunicação integrada uma revista que fala a nossa língua - Por Samartony Costa Martins.

Comunicação japoneses e descendentes de Paço do Lumiar: Harmonia entre tradição e adequação - Por Mieko Damasceno Wada.

O Brasil na telenovela: a influência na vida cotidiana - Por Olívia Franse dos Santos.

Relação de agendamento entre política, mídia e cultura nos jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão durante o período junino de 2005 - Por Carlos Erick Brito de Sousa.

Usos e abusos do estrangeirismos no jornalismo impresso: Uma análise dos jornais O Estado do Maranhão e O Imparcial - Por Evandro Borralho Pereira Júnior.

A corrupção consecutiva: Caso Lunus - A corrupção política da Família Sarney diante da Hipótese do Agenda-Setting, do conceito de carisma de Max Weber e a Teoria das Representações Sociais - Por Juliana Campos Lobo.

Programa Cidadania na Comunidade - Por Ailton Nunes de Morais Rego.

Jornal Bairro de Fátima em Notícia - Por Geanderson José Pereira Brito.

Prêmio Universidade como Marketing Cultural - Por Rodney Silva Mendes.

A criação legal de uma rádio comunitária - Por Ronaldo Lopes Lima.

Suplemento evangélico: Graça e Paz - Por João Batista Matos Viana Pereira.

A informação jornalística radiofônica para a zona rural de Zé Doca: discussão para melhorias - Por Paulo Ricardo Aguiar Luna.

Língua popular brasileira: projeto experimental em formato de programa radiofônico - Por Marcos Roberto Belfort Rodrigues.

Expediente

Professora

Protásio Cézar dos Santos

Editora-chefe

Redação

Eliana Rose
Elida Regiane
Joelma Figueiredo
Linara Fernanda
Luana Diniz
Poliana Ferreira
Rebek Nakthach

Diagramação

Eliana Rose
Linara Fernanda
Luana Diniz

Revisão

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores