Capa da Edição #22

Edição #22

2º Semestre 2003

Você conhece a história do símbolo das Relações Públicas? Nesta edição, há uma matéria especial sobre a escolha do golfinho como símbolo da profissão, oficializado pelo Conselho Federal de Relações Públicas em agosto de 2003. Além disso, a publicação traz diversos temas relevantes para a área, como a importância de dar visibilidade às Relações Públicas no Maranhão, uma matéria sobre o 1º Seminário Universitário de Cerimonial e Organização de Eventos, realizado na UFMA, debate sobre comunicação e arte na universidade, premiações na área de RP, e até uma matéria sobre “Da Cor do Pecado”, destacando as expectativas em torno da novela que teve cenas gravadas em São Luís, Alcântara e Barreirinhas.

Editorias Clássicas

Entrevista

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, atual coordenadora do curso de Comunicação Social, dá uma entrevista sobre os princípios básicos da comunicação: planejamento, organização e responsabilidade. Ela afirma que algumas mudanças precisam ser impactantes por motivos de sobrevivência, outras precisam ser mais lentas e sutis para que não haja uma quebra de harmonia.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de telemarketing, e-commerce, workshops adaptáveis e ciberespaço.

Look in

Traz os destaques sobre a nova gestão do Conselho Federal de Relações Públicas (CONFERP); as eleições na Associação Brasileira de Relações Públicas do Maranhão (ABRP-MA); o orgulho da profissional Irlana Lobo em ser Relações Públicas; e as conquistas profissionais de Karla Castro Arantes, Isabelle Santos e Simone do Nascimento.

Conhecendo o Mestre

Prata da Casa

Resumos de TCCs (2024.2)

A compreensão do ser humano organizacional como instrumento da atuação efetiva do profissional de Relações Públicas - Por Andrea de Melo Nogueira.

Comunicação nas organizações não governamentais: uma análise a partir do caso do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de São Luís – MA - Por Clariciane Gomes Evangelista.

Terceiro setor: novos desafios para a sociedade contemporânea - Por Maria Gisete Barroso Aquino Soares.

Endomarketing e Relações Públicas fortalecendo a comunicação interna para o sucesso da empresa: análise das ações de endomarketing da Eletronorte em São Luís - Por Jackeline Carvalho Costa.

Auditoria de Imagem - A construção de imagem de um agente político por formadores de opinião: o caso Ricardo Murad - Por Karla de Castro Arantes.

Vozes truncadas: discurso jornalístico no trabalho de prevenção à AIDS como instrumento de uma organização não-governamental - Por Marivalda Oliveira.

A atividade de Relações Públicas e o investimento social privado: um estudo de caso sobre o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE - MA) - Por Isabelle Marie Rodrigues Santos.

Responsabilidade social: uma conquista na regional de transmissão do Maranhão - ELETRONORTE - Por Vânia Maria Monteles Viana.

Ética, estética e responsabilidade social: a comunicação e a imagem social das empresas - Por Marco Aurélio Pereira Freitas.

Relações Públicas empreendedor: o papel da empresa RP- assessoria, cerimonial e eventos - Por Késia Nunes Lima.

Projeto de implantação de um núcleo de relações públicas na empresa de assistência médica Long Life- sistema internacional de saúde para otimizar o processo de fidelização de clientes - Por Frederick Augusto Pinto Cunha.

O correio eletrônico como instrumento de relações públicas: as possibilidades e limitações da comunicação virtual nas organizações ludovicenses - Por Marcelle Oliveira Torres.

Opinião pública e divulgação das pesquisas eleitorais: o caso da publicação das pesquisas no Jornal O Estado do Maranhão nas eleições de 2002 para o governo do Maranhão - Por Thatianny Cristina Soares e Silva.

O profissional de relações públicas numa microempresa: Planeta dos Balões - Por Regina Célia Pinheiro Jansen.

O líder comunitário como mobilizador de uma comunidade: a pastoral da criança da comunidade de Alto Pinho em São Luís do Maranhão - Por Haphisa Kashemyra Costa Souza.

O Relações Públicas enquanto gestor do processo de comunicação digital: o caso do website da Rádio Universidade FM - Por Anna Paula Frazão da Cruz.

Expediente

Professora

Éllida Neiva Guedes

Editora-chefe

Redação

Cintia Ribeiro
Dayse Pereira
Elayne Quintanilha
Fernando Castro
Gercilane Araújo
Kássia Canafistula
Poliana Oliveira
Priscilla Costa
Rainara Serra
Tiago Arrais
Tiago Marques

Diagramação

Gustavo Santana

Revisão

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores