Capa da Edição #15

Edição #15

1º Semestre 2000

Nesta edição observam-se temas autênticos, como a abertura de cursos “concorrentes” aos nossos pelo CEUMA. Além disso, reforça a necessidade de reformulação do currículo dos cursos de Comunicação Social da UFMA diante dessa realidade. Outro aspecto interessante abordado é o mercado de trabalho de Relações Públicas na rede de hotelaria e em empresas do terceiro setor, como a ONG “Casa Sonho de Criança”.

Editorias Clássicas

Entrevista

Ricardo Elias Yeker Canella, bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio e professor substituto da UFRN, explicou como o teatro pode se tornar ferramenta essencial na vida do profissional de Comunicação.

Afinal, o que é?

Apresenta os conceitos de marketing, marketing social, marketing de serviço, benchmarking, endomarketing, Relações Públicas versus marketing.

Look in

Traz destaques sobre congressos da época, como o CONBRARP e o INTERCOM I e II, além de cursos e especializações – em especial a pós-graduação em Comunicação Organizacional e cursos sobre marketing para instituições públicas e programação para WWW. Além disso, comemora a aprovação na defesa da tese do Professor Francisco Gonçalves.

Conhecendo o Mestre

Prata da Casa

Resumos de TCCs (2024.2)

Assessoria Integrada de Comunicação nas Organizações de São Luís – Por Marcelo Cláudio Martins Rodrigues

Projeto de Assessoria de Relações Públicas para a Pró-Visão Clínica de Oftalmologia – Por Luís Henrique Câmara Paz

Relações Públicas como facilitadora ao acesso à justiça – Por Francisco Reginaldo Duarte Barros

Relações Públicas, responsabilidade social e ética nas organizações – Por Anna Victória Pinho Aragão

Responsabilidade social interna: o foco no público interno como fator de atenção no desenvolvimento da responsabilidade social empresarial – Por Flávia Bravim Cardoso

A qualidade nas condições de trabalho nas organizações: uma reflexão sobre a contribuição de Relações Públicas – Por Melissa Moreira Silva

Relações Públicas e marketing: correlação e atuação – Por Andréa Albuquerque Lima

A comunicação dirigida auxiliar: a utilização do audiovisual como facilitador da comunicação entre os ambulatórios da rede pública municipal de São Luís e seus públicos – Por Adriana Tavares Santos

Comunicação institucional: a política de comunicação interna da Igreja Católica do Maranhão. Um estudo de caso da Paróquia Santo Antônio de Pádua – Por Elismar dos Santos Carvalho

Expediente

Professora

Éllida Neiva Guedes

Editora-chefe

Redação

Clariciane Evangelista, Cristiano Oliveira, Késia Lima, Leana Tavares, Lívia Lima, Lúcia Karina Sousa, Marivalda Oliveira, Thatianny Silva

Diagramação

Adriano Rodrigues

Revisão

Fotografia

Comissão do Site

Colaboradores